Ultimas

sexta-feira, 18 de março de 2016

 postado as 11:16

Lula assume como ministro da Casa Civil, mas ministro suspende posse

Lula tomou posse na manhã desta quinta-feira (17).
Juiz Itagiba Catta Preta Neto suspendeu a posse.


Brasília
Apresidente Dilma Rousseff deu posse, nesta quinta-feira (17), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Porém, no fim da manhã, uma decisão do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da Justiça Federal de Brasília, suspendeu a posse.
O juiz entendeu que há indícios de crime de responsabilidade. O ex-presidente Lula é investigado pela operação Lava Jato e, há exatamente uma semana, promotores do Ministério Público pediram a prisão dele.
Itagiba Catta Preta Neto foi muito claro em seu despacho: “Intimem-se e citem-se a União e a Excelentíssima Senhora Presidente da República para imediato cumprimento da decisão. Caso já tenha ocorrido a posse, suspendo seus efeitos até julgamento final desta ação”. Portanto, até o final desta edição do Jornal Hoje, Lula não é oficialmente ministro-chefe da Casa Civil e também não pode haver a transmissão de cargo.
Há imagens do juiz Itagiba Catta Preta Neto, em redes sociais, em que ele participa de manifestações contra o governo Dilma. A equipe do Jornal Hoje entrou em contato com o juiz, mas não conseguiu resposta. Ele convocou uma entrevista coletiva para a tarde desta quinta.
Cerimônia de posse
No discurso durante a posse de Lula e de outros três novos ministros, a presidente Dilma Rousseff criticou a gravação de uma conversa entre Lula e ela. Antes, durante e depois da cerimônia, houve manifestações contra e a favor da posse de Lula, do lado de fora e também dentro do palácio do planalto.
Manifestantes a favor do PT, da presidente Dilma e do Lula chegaram bem cedo, por volta das 7h. Eles ficaram concentrados na praça dos Três Poderes. Às 8h30, começaram a chegar manifestantes contra o governo. Teve confusão entre os dois grupos e a polícia usou spray de pimenta para separar. O Batalhão de Choque da PM fez um cordão de isolamento.
Lula chegou em Brasília em um avião fretado e seguiu para um hotel. Entrou na garagem do Palácio do Planalto às 10h15. Dilma desceu para o salão nobre do Palácio do Planalto ao lado de Lula.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 BLOG DO PAULO LIMA - Notícias do Baixo Parnaíba, Maranhão e Brasil
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates