Ultimas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Reveillon 2017

   Na virada de ano da cidade de Chapadinha o novo prefeito Magno Bacelar irá trazer  uma das melhores atrações que Chapadinha poderia esperar, Monique Pessoa, ela irá vir para alegrar os chapadinhences e também inugurar a nova direção da nossa cidade. 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Magno Bacelar pede redução do salário em 30%

O novo prefeito de Chapadinha, Dr. Magno Bacelar que deve assumir o cargo em 1º de janeiro de 217, já vai cortando gastos para melhorar o sistema de saúde, educação e outros setores do município que foram saqueados pelo governo Belezinha.

Dr. Magno enviou o projeto que foi aprovado pela Câmara Municipal, com a redução de 30% de seu salário. No mesmo projeto, ele pede a redução de todo seu secretariado.


Magno Bacelar é o primeiro prefeito eleito no Maranhão, em 2016, a pedir a de salário mesmo antes de ser diplomado e empossado. Isso mostra que o novo prefeito de Chapadinha está com a visão melhorar a qualidade de vida do povo chapadinhense e de todo que participam do desenvolvimento do município.

Dos 217 municípios do Maranhão, Magno é o primeiro prefeito eleito em 2016 a tomar esta atitude. Aliás, tem gestores no Maranhão que vão é aumentar o salário de prefeito, secretários e até de vereadores.

Magno não definiu data para divulgação de todo seu secretariado, mas guardaremos a sua comunicação para que seja divulgado o mais breve possível.

Fonte: Blog do Foguinho

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Cerimônia de diplomação na cidade de Chapadinha.


  E foi na tarde da ultima quarta feira (14) que foi realizada mais uma cerimônia no Fórum municipal de Chapadinha, a diplomação dos vereadores e prefeitos das cidades de Mata Roma e Chapadinha, uma cerimônia onde reuniu pessoas da alta sociedade e que debateu o principal interesse da população Chapadinhence, a diplomação do Prefeito de Chapadinha Dr. Magno Bacelar.
   Muitos dos que votaram em D.r Magno Bacelar estavam lá prersentes vendo o candidato ser diplomado pelo juíz Dr. Cristiano Simas, que realizou um discursso para ficar na história do municipio de Chapadinha, onde ele cita as seguintes palavras " Jamais teremos medo de enfrentar aqueles que se acham acima da lei " diante dessas palavras que deixaram a população surpreendida, os candidatos eleitos foram todos presentiados com um diploma no qual comprova que no ano de 2017 irão exercer os cargos de vereadores e prefeitos. 
  Logo após a cerimônia ser encerrada o prefeito Magno Bacelar foi rumo a casa de shows Mansão do forró para dar a população que lá estava  lhe aplaudindo, suas palavras de agradecimento pelo fato de que foi por causa do povo, que ele ali estava, agora com o dever e a competencia de fazer de Chapadinha uma cidade melhor.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Futuro prefeito vai a Rádio em Chapadinha.

    Na manhã desta segunda feira (12) o futuro prefeito de Chpadinha Dr. Magno Bacelar foi a Rádio Cultura ao programa Tribuna do Povo do radialista Paulo Lima.


Homem é econtrado morto na cidade de Anapurus.


Um homem identificado por "Sansão" da cidade de Brejo-MA, foi encontrado morto dentro de um veículo em Anapurus. 

  Segundo informações, populares o viram quando o mesmo estacionou o carro por volta dás 14hs. Após passar mais de três horas alí parado, curiosos imaginaram que o homem estava deitado aparentemente dormindo, logo depois perceberam que estava morto.

  A Polícia esteve no local e o corpo foi removido e levado para o hospital municipal de Anapurus.




Fonte: Alexandre Cunha

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Homem foi assasinado com três tiros no bairro Angelim, Chapadinha.

Um homem identificado por Jurandir, foi assassinado a tiros por volta das 20:30h desta quarta-feira, 07, no Bairro Angelim, em Chapadinha.

De acordo com informações, jurandir estava retornando do trabalho e quando subia a ladeira do angelim, foi alvejado com três tiros que acertou em diversas partes do corpo. O lavrador morreu na hora.

Jurandir era muito conhecido e deixou muita comoção entre familiares e amigos, que deixou uma indignação pela morte de um homem humilde e trabalhador.

De acordo com informações da Polícia Militar, ainda não tem pistas dos suspeitos do crime, que se evadiram do local.

Jurandir de Sousa, de 56 anos, morava  no Bairro Cohab
 com a esposa e três filhos.

Fonte: Blog do Foguinho

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ontem (06/12/2016), por volta das 15:40 horas, quando estava sendo realizada a Operação Jaçanã na Avenida Bela Vista no residencial José de Sousa Almeida, a equipe de Força Tática ao efetuar uma revista minuciosa foi encontrado com Luis Alves Teixeira Filho, residente no povoado Gavião, zona rural de Chapadinha, um revolver calibre 32 de marca ROSSI, nº 233777, com uma munição intacta. O conduzido juntamente com a arma de fogo apreendida, foram entregues no plantão central da delegacia de Polícia Civil de Chapadinha paras as providências atinentes ao caso. 



Fonte: Alexandre Cunha

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Poeta escritor morre.

O Maranhão está de luto mais vez. O poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar morreu neste domingo (4) no Rio, aos 86 anos.
Nascido José de Ribamar Ferreira em São Luís, em 10 de setembro de 1930, Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014, ocupando a cadeira nº 37.
Cresceu em sua cidade natal e decidiu se tornar poeta na adolescência. Com 18 anos, passou a frequentar os bares da Praça João Lisboa e o Grêmio Lítero-Recreativo da cidade. Aos 19 anos, descobriu a poesia moderna depois de ler Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.
O perfil de Gullar no site da ABL informa que, inicialmente, o escritor “ficou escandalizado com esse tipo de poesia”, mas mais tarde aderiu ao estilo, tornando-se “um poeta experimental radical”. Certa vez, ao comentar o período, afirmou: “Eu queria que a própria linguagem fosse inventada a cada poema”.
Nessa época, trabalhou no volume de poesia “A luta corporal” (1954), que o lançou no cenário nacional. Essa obra que resultou de “uma implosão da linguagem poética” é associada ao surgimento da poesia concreta. Gullar, porém, romperia com o grupo mais tarde, passando a fazer parte do movimento neoconcreto, ao lado de artistas plásticos e poetas do Rio.
Foi Gullar quem escreveu o manifesto que marcou o marcou a aparição, em 1959, do movimento neoconcreto, do qual também foram expoentes artistas como Lygia Clark e Hélio Oiticica. No mesmo ano, saiu o ensaio “Teoria do não-objeto”, outro texto fundamental do movimento.
Dentre as obras neoconcretas de Gullar, destacaram-se o “livro-poema”, o “poema espacial” e “poema enterrado”.
Derradeiro trabalho neoconcreto do poeta, este último consistia de uma sala que ficava no subsolo do espaço de exposição. A ela, chegava-se por uma escada. Quem “entrava” no poema encontrava lá embaixo um cubo vermelho. Dentro dele, um cubo verde. E dentro deste, um outro cubo, branco, onde se lia em uma das faces a palavra “rejuvenesça”.
Depois do “poema enterrado”, Gullar se afastou do movimento e se envolveu com política, tema de seus trabalhos seguintes. Ingressou no partido comunista e passou a militar contra a ditadura militar. Chegou a ser preso e a viver na clandestinidade. Fugiu do país, passando por Moscou, Santiago, Lima e Buenos Aires.
Durante o exílio na capital argentina, escreveu sua obra-prima: “Poema sujo” (1976). Trata-se de um poema com quase 100 páginas que teve ótima recepção. Foi traduzido para diversas línguas.
Gullar só voltou ao Brasil em 1977, onde foi novamente preso e também torturado. Conseguiu ser solto depois de pressão internacional e trabalhou na imprensa do Rio e como roteirista de TV.
No país, lançou “Na vertigem do dia” (1980) e a coletânea “Toda poesia”. Também artista plástico e crítico, escreveu “Etapas da arte contemporânea” (1985) e “Argumentação contra a morte da arte” (1993).




Fonte: Alexandre Cunha

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Reunião de transição em Chapadinha.

  Com a primeira reunião efetiva entre as equipes de Magno Bacelar e Belezinha a transição de governo finalmente tem início em Chapadinha. O encontro acontece, neste momento, na prefeitura e tem a presença de Belezinha e do vice-prefeito eleito Talvane Hortegal. 

 Mais informações sobre a primeira reunião entre os componentes da administração que se encerra com os que comporão o futuro governo nas próximas postagens


Fonte: Alexandre Cunha

Agritec 2016

    O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, e parceiros abrem a última Feira de Agricultura familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) de 2016. A feira começa nesta quinta-feira (01), na Av. Agostinho Ribeiro, bairro Areal, no município de Chapadinha, território Baixo Parnaíba. Prossegue até sábado (03).

   O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

    Os parceiros na realização da feira são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), prefeitura de Chapadinha e os movimentos sociais.
    Os setores ligados aos movimentos sociais participantes são Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf-MA), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

  A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. Tem o objetivo de levar conhecimento e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão. Esta será a 9ª edição da feira e, só este ano, com a realização de quatro edições foram capacitados 6.255 agricultores familiares do Estado.
  A feira já está no seu segundo ano. Em 2015, foram quatro feiras, realizadas nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia e Bacabal, capacitando ao todo 4.888 agricultores e movimentando R$ 3.085.404,20 em comercialização e contratos com instituições financeiras. Este ano já foram realizadas quatro Agritecs nos municípios de Codó, Grajaú, Zé Doca e Viana e deixou 6.255 agricultores capacitados, além disso a Feira movimentou R$ 8.681.581,43.


Fonte: Alexandre Cunha
 
Copyright © 2013 BLOG DO PAULO LIMA - Notícias do Baixo Parnaíba, Maranhão e Brasil
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates